Como funciona a Estimulação das Vias Aéreas Superiores Inspire?
Como funciona a Estimulação das Vias Aéreas Superiores Inspire?
Springer, Ph.D., professor de medicina na Divisão de Cardiologia da Universidade da Califórnia em São Francisco e líder de ambos os estudos.
“Isso indica que os usuários crônicos de cigarros eletrônicos podem apresentar um risco de doença vascular semelhante ao dos fumantes crônicos”.
Os pesquisadores também descobriram que os cigarros eletrônicos tinham efeitos cardiovasculares prejudiciais de maneiras diferentes daquelas causadas pela fumaça do tabaco.
Especificamente, eles descobriram que o sangue de pessoas que fumavam cigarros apresentava níveis mais altos de certos biomarcadores circulantes de riscos cardiovasculares, e o sangue de pessoas que usavam cigarros eletrônicos apresentava níveis elevados de outros biomarcadores circulantes de riscos cardiovasculares.
Nenhum componente específico
No segundo estudo, que incluiu ratos, os pesquisadores tentaram descobrir se havia componentes específicos da fumaça do cigarro ou do vapor do cigarro eletrônico responsáveis por danos aos vasos sanguíneos.
Eles expuseram ratos a nicotina, mentol (um aditivo do cigarro), os gases acroleína e acetaldeído (dois produtos químicos encontrados tanto na fumaça do tabaco quanto nos vapores dos cigarros eletrônicos) e nanopartículas de carbono inertes para representar a natureza semelhante a partículas da fumaça e do vapor dos cigarros eletrônicos.
As descobertas sugerem que o dano aos vasos sanguíneos não é causado por fumaça de cigarro específica ou componente de vapor de cigarro eletrônico. Em vez disso, dizem os pesquisadores, parece ser causada por irritação das vias aéreas que desencadeia sinais biológicos no nervo vago que de alguma forma levam a danos nos vasos sanguíneos, possivelmente por meio de um processo inflamatório.
“Ficamos surpresos ao descobrir que não havia um único componente que pudesse ser removido para interromper o efeito prejudicial da fumaça ou dos vapores nos vasos sanguíneos”, disse Springer. “Enquanto houver um irritante nas vias aéreas, a função dos vasos sanguíneos pode ser prejudicada.”
Evidências anteriores indicaram que os cigarros eletrônicos são menos prejudiciais do que os cigarros, pois não contêm tabaco nem envolvem combustão. A maioria dos cigarros eletrônicos, no entanto, contém nicotina, que é tóxica para fetos em desenvolvimento e pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro de adolescentes e adultos jovens.
Dois estudos da Johns Hopkins Medicine sugerem que o vaping aumenta o risco de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), condições conhecidas por serem causadas pelo fumo de cigarros tradicionais. Para pessoas que vaporizam e fumam tabaco regularmente, o risco de DPOC aumenta seis vezes em comparação com aqueles que não usam nenhum produto de tabaco.
Apesar das crescentes evidências dos efeitos nocivos dos cigarros eletrônicos, eles são amplamente utilizados entre os jovens. Um estudo recente do CDC e da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA descobriu que, em 2022, 14,1% dos alunos do ensino médio e 3,3% dos alunos do ensino médio relataram o uso de cigarros eletrônicos nos últimos 30 dias.
Há um continuum de distúrbios respiratórios do sono que varia desde o simples ruído do ronco até a síndrome de resistência das vias aéreas superiores e a apnéia obstrutiva do sono. A apneia obstrutiva do sono é a condição mais preocupante, pois se desenvolve lentamente, e muitos pacientes esperam meses ou anos antes mesmo de serem avaliados.
Principais conclusões:
- O Sistema Inspire de Estimulação das Vias Aéreas Superiores é uma nova adição importante ao tratamento da apneia obstrutiva do sono em pacientes selecionados.
- É aprovado pela FDA com um bom histórico de custo-efetividade, segurança e eficácia.
- Pode permitir que muitos pacientes evitem outras cirurgias mais dolorosas ou o uso de CPAP ou BIPAP.
- Os resultados do uso do dispositivo são semelhantes aos relatos anteriores de uso de CPAP ou BIPAP após 12 meses de uso.
É uma condição que pode incluir sintomas noturnos e diurnos e afetar gravemente a saúde geral.
Muitas pessoas roncam, mas nem todos que roncam têm apneia obstrutiva do sono. A maioria das pessoas, seus cônjuges ou familiares reclamam do ronco com o médico. É responsabilidade do médico determinar se essa pessoa realmente tem apneia obstrutiva do sono.
A síndrome de resistência das vias aéreas superiores é uma condição intermediária e não está relacionada a este artigo.
Existem critérios específicos que devem ser atendidos para estabelecer o diagnóstico de apneia obstrutiva do sono. A maioria das pessoas está familiarizada com os tratamentos atuais para apneia obstrutiva do sono, incluindo o uso de máscara ou cirurgia invasiva.
Há um novo tratamento alternativo que se tornou disponível nos últimos anos. É o Inspire Upper Airway Stimulation System, um estimulador de nervos implantável.
O principal motivo para muitos pacientes considerarem essa opção é não precisar mais usar máscara à noite quando dormem. Embora tenha tido grande sucesso com muitos pacientes, pode ou não ser adequado para você.
Opções de tratamento para apneia obstrutiva do sono
Nossas vias aéreas superiores são colapsáveis. É composto por vários tecidos em nossa garganta, que também podem causar estreitamento ou obstrução de nosso palato, amígdalas, faringe e língua. Pense nesses tecidos como formando um tubo.
Se as circunstâncias forem adequadas, as diferenças nas pressões do ar quando respiramos podem precipitar um colapso crítico e interno dos tecidos da garganta. Este colapso estreita ou corta completamente a via aérea superior.
Abordagens tradicionais para aliviar essa possível obstrução são abrir a via aérea superior cirurgicamente. Isso significa remover as amígdalas e adenóides, reduzindo o tamanho do palato e possível remoção da úvula ou do tecido pendurado no palato.
Há pouco que pode ser feito para evitar o colapso das paredes laterais da faringe, além da pressão positiva do ar, que envolve o uso de uma máscara sobre o nariz ou pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) ou pressão positiva nas vias aéreas de dois níveis (BIPAP), que envolve o uso da máscara sobre o nariz e a boca.
Alguns pacientes passam por cirurgia e ainda precisam usar CPAP ou BIPAP. Outros com apneia obstrutiva do sono mais grave precisam fazer um desvio completo da via aérea superior com um tubo na parte inferior da garganta chamado traqueostomia. Felizmente, essa circunstância é rara.
Como funciona a Estimulação das Vias Aéreas Superiores Inspire?
Acontece que a língua e seu movimento desempenham um papel crucial em pacientes com apneia do sono moderada a grave. Ao empurrar nossa língua para frente, a via aérea superior colapsável pode se abrir e interromper a obstrução parcial ou completa que causa a apneia obstrutiva do sono.
O tratamento da apneia obstrutiva do sono começa virando os pacientes de lado para evitar que a língua caia para trás e cause sintomas obstrutivos. Outra opção é usar um dispositivo dentário para ajudar o paciente a empurrar a língua para a frente ou evitar que a língua caia de volta na garganta colapsada.
A técnica mais recente é usar um estimulador do nervo hipoglosso para ajudar a língua a se mover. O nervo hipoglosso é um dos principais nervos cranianos (o 12º nervo craniano, para ser preciso) que controla o movimento da nossa língua.
O sistema Inspire Upper Airway Stimulation é implantado cirurgicamente. Inclui um pequeno gerador de impulso implantado abaixo da clavícula no ombro. Os eletrodos são então usados para detectar o movimento dos músculos do tórax durante a respiração. Outro eletrodo é inserido no pescoço e ligado ao nervo hipoglosso para produzir a protrusão da língua.
A cirurgia para implantação é geralmente realizada como um procedimento ambulatorial. A maioria dos pacientes não relata dor ou desconforto. Tem poucos, se houver, efeitos colaterais significativos relatados.
Foi aprovado pela FDA em 14 de abril de 2020. Os pacientes retornam ao cirurgião cerca de um mês após a implantação do dispositivo para ativação e educação e treinamento do paciente.
A unidade de controle é portátil e leva algum tempo para ajustar e otimizar o uso. Os pacientes passam por um estudo do sono repetido para monitorar seu progresso.
O sistema funciona e quanto custa?
Sim, funciona.
Seu sucesso é baseado no estudo principal , que incluiu 126 pacientes com apneia obstrutiva do sono que tiveram dificuldade em usar o CPAP.
O custo geralmente é de $ 30.000 a $ 40.000, mas é coberto pela maioria das seguradoras privadas. O implante é projetado para durar 10 anos ou mais. Se o dispositivo falhar, ele pode ser substituído por um procedimento ambulatorial simples.
Qualquer pessoa com apneia obstrutiva do sono pode se beneficiar do sistema?
Infelizmente não.
De acordo com o FDA , a indicação de uso é apenas para o tratamento de pacientes acima de 18 anos com apneia obstrutiva do sono moderada a grave. Não pode ser usado em pacientes com obesidade ou índice de massa corporal acima de 33 kg/m.
Os candidatos ao procedimento devem ter dificuldade em usar o CPAP e não ter outras doenças graves, como doença cardiovascular grave ou doença psiquiátrica.
Outras exclusões incluem amígdalas grandes ou outras características físicas de suas vias aéreas superiores que impediriam um resultado bem-sucedido. Os pacientes não devem ter apnéia central ou mista clinicamente significativa ou colapso concêntrico completo da garganta na endoscopia durante um sono induzido por drogas.
Como sempre, uma avaliação completa por um cirurgião otorrinolaringologista com experiência no uso do Sistema de Estimulação das Vias Aéreas Superiores Inspire deve ser realizada para verificar se você é candidato à cirurgia.
O Inspire Upper Airway Stimulation System é um tratamento relativamente novo para a apneia obstrutiva do sono. Um cirurgião de ouvido e garganta avaliará os pacientes para ver se eles são candidatos à cirurgia.
Em algum momento de suas vidas, quase todas as crianças desenvolvem infecções respiratórias. Eles tendem a ser mais suscetíveis em idades mais precoces, principalmente nos primeiros meses de vida, quando seus sistemas imunológicos começam a se desenvolver e enfrentar o mundo.
Principais conclusões:
- A grande maioria das doenças respiratórias é leve e autolimitada.
- Aquelas crianças que não melhorarem em sete dias ou mais ou que desenvolverem sinais e sintomas de desconforto respiratório devem sempre ser encaminhadas para avaliação médica.
- Se seu filho parece estar mais doente do que o esperado, provavelmente está. Não hesite em levar a criança a um profissional de saúde o quanto antes.
- As crianças podem melhorar ou piorar rapidamente e sem aviso durante doenças respiratórias.
Os pais, especialmente as mães, têm um sexto sentido.

مدیریت سایت